O governo federal anunciou mudanças nas regras do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) relacionadas à prova de títulos, que afeta candidatos a determinados cargos. A etapa de envio de documentos para comprovar experiências profissionais e titulação acadêmica, como pós-graduação e doutorado, será convocada no dia 8 de outubro, juntamente com a divulgação das notas da prova realizada em 18 de agosto. As alterações incluem a exigência de que as imagens dos documentos sejam enviadas com frente e verso, além de conter data e assinatura.
Os candidatos que tiverem seus títulos reconhecidos receberão pontuações diferentes conforme a vaga a que se inscrevem. Por exemplo, no cargo de arquiteto da Advocacia Geral da União (AGU), um mestrado conta 4 pontos e um doutorado, 6 pontos. É importante ressaltar que nem todos os cargos exigem a etapa de comprovação de títulos, e os candidatos devem verificar as especificações para cada cargo nos editais disponíveis.
A nota final do candidato será composta pela pontuação da prova de múltipla escolha e da parte discursiva, com a adição de pontos para os títulos nos casos em que essa avaliação é requerida. O resultado preliminar da prova de títulos será divulgado em 4 de novembro, e os candidatos poderão pedir revisão de nota até o dia 5 de novembro, com a lista final de aprovados prevista para 21 de novembro.