O Provão Paulista, aplicado nesta quarta-feira (30), teve como tema da redação a gentrificação, um conceito que gerou dúvidas entre os estudantes nas redes sociais. De acordo com a Academia Brasileira de Letras, gentrificação refere-se ao processo de revitalização econômica e transformação social de áreas urbanas com habitação popular, que geralmente apresentam degradação física. Esse processo leva à valorização dos imóveis e ao aumento do custo de vida, resultando no deslocamento de moradores antigos em favor de novos residentes com maior poder aquisitivo.
Um exemplo claro desse fenômeno é o bairro Santa Cecília, na região central de São Paulo, onde o surgimento de empreendimentos modernos e caros tem contribuído para a saída de antigos moradores, devido aos preços de moradia que não se alinham à realidade da população local. O debate sobre gentrificação se insere em um contexto mais amplo de discussões sobre urbanização e suas implicações sociais, especialmente em áreas que historicamente foram habitadas por classes menos favorecidas.
O primeiro dia do Provão Paulista mobilizou cerca de 378 mil estudantes da terceira série do ensino médio, que responderam a 48 questões de linguagens e ciências da natureza, além da redação. As provas para as primeiras e segundas séries do ensino médio ocorrerão em novembro, enquanto a segunda etapa para os alunos do terceiro ano será realizada nesta quinta-feira (31), com questões de matemática e ciências humanas. O exame oferece 15 mil vagas em instituições de ensino superior em São Paulo, incluindo universidades renomadas.