A terceira e última reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20 ocorreu em Fortaleza, abordando a importância de conectar escolas com suas comunidades. Francisco Souza, assessor especial do Ministério da Educação, enfatizou que o objetivo foi discutir temas relevantes para a realidade das escolas, promovendo iniciativas que poderiam inspirar boas práticas entre os países participantes. A reunião destacou a necessidade de um aprendizado mais contextualizado, onde o ambiente escolar interage com o espaço externo, refletindo a demanda dos jovens por uma educação que impacte suas realidades.
Durante o encontro, Pia Rabello Britto, do Unicef, alertou sobre a crise de aprendizagem global, onde a maioria das crianças de 10 anos enfrenta dificuldades em ler frases básicas. Ela destacou que a segurança e o apoio da comunidade são cruciais para a permanência das crianças na escola, especialmente das meninas. O G20, reunindo países poderosos e influentes, é visto como uma plataforma essencial para sensibilizar sobre a educação e fomentar compromissos políticos que busquem melhorar os resultados educacionais.
O Brasil apresentou o programa Escola e Comunidade (Proec), que visa integrar a comunidade no processo educativo, beneficiando mais de 22 mil escolas em contextos socioeconômicos desafiadores. A secretária de Educação Básica, Katia Schweickardt, ressaltou a importância da interação entre escolas, famílias e comunidades para um aprendizado significativo. A próxima reunião dos ministros de Educação do G20 irá discutir as conclusões do GT, que serão incorporadas na declaração final do G20, prevista para a cúpula de líderes em novembro.