A terceira e última reunião do Grupo de Trabalho de Educação do G20, realizada em Fortaleza, abordou a necessidade de aproximar as escolas das comunidades. O assessor do Ministério da Educação, Francisco Souza, destacou que o foco foi em temas relevantes para a realidade escolar, buscando promover boas práticas inspiradoras entre os países participantes. Durante a reunião, foram apresentadas iniciativas de engajamento comunitário, incluindo um projeto na África do Sul que melhorou a qualidade da água em uma vila rural, beneficiando cerca de 500 pessoas.
A diretora do Unicef, Pia Rabello Britto, enfatizou a crise de aprendizagem global, onde sete em cada dez crianças de 10 anos não conseguem ler uma frase básica. Ela argumentou que um ambiente seguro e próximo à escola aumenta as chances de aprendizado, especialmente para meninas, e destacou a importância de discutir essas questões em fóruns como o G20, que reúne potências globais para fomentar compromissos políticos em prol da educação.
O Brasil também apresentou suas iniciativas para incentivar a integração entre escolas e comunidades, como o programa Escola e Comunidade (Proec), que visa promover uma interação mais efetiva entre as instituições de ensino e seus arredores. O programa, que deverá beneficiar mais de 22 mil escolas, foi um dos destaques da reunião. A discussão será continuada na reunião dos ministros de Educação do G20, prevista para ocorrer em 30 de outubro, com o intuito de formalizar as recomendações em uma declaração a ser apresentada na Cúpula de Líderes em novembro.