A Fuvest divulgou nesta quinta-feira (24/10) a relação de candidatos por vaga para os cursos da Universidade de São Paulo (USP) em 2025, revelando que Medicina, Psicologia e Relações Internacionais continuam a ser os mais procurados. Neste ano, 107.330 candidatos se inscreveram no vestibular, dos quais 11.213 são treineiros. Sem considerar os treineiros, a competição é de 96.117 candidatos para 8.147 vagas disponíveis. As vagas são distribuídas entre ampla concorrência, egressos de escolas públicas e egressos de escolas públicas autodeclarados negros, pardos ou indígenas.
Os cursos na área de saúde permanecem em alta demanda, refletindo uma tendência do mercado voltada para saúde e bem-estar. Medicina é o curso mais concorrido, com uma relação de 96,5 candidatos por vaga, uma queda em relação ao ano passado, em parte devido à unificação das provas entre as três faculdades que oferecem o curso. Psicologia (55,6 candidatos por vaga na capital paulista e 35,3 em Ribeirão Preto) e Medicina Veterinária (20,5) também se destacam, assim como Relações Internacionais, que ocupa a terceira posição com 42,5 candidatos por vaga.
A USP oferece mais de 180 cursos divididos em áreas de ciências biológicas, exatas e humanas, em 42 unidades de ensino e pesquisa em sete cidades do Estado de São Paulo. O calendário para o vestibular de 2025 já foi definido, com a divulgação dos locais de prova marcada para 1º de novembro e as provas acontecendo em 17 de novembro, seguidas pelas competições de competências específicas entre 9 de dezembro e 9 de janeiro. O resultado final será divulgado em 24 de janeiro de 2025.