O furacão Oscar está previsto para atingir as áreas de Guantánamo e Holguín, em Cuba, neste domingo, enquanto o país enfrenta um dos piores apagões de sua história recente. Localizado a cerca de 185 quilômetros a leste-nordeste de Guantánamo, Oscar apresenta ventos máximos sustentados de 130 km/h, conforme informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. A situação se agrava, pois milhões de cubanos ainda estão sem energia após a rede elétrica nacional ter colapsado duas vezes em um intervalo de 24 horas.
Apesar de uma leve restauração de energia que beneficiou cerca de 20% da população, as autoridades cubanas se preparam para a chegada do furacão. O Centro Nacional de Furacões prevê que Oscar deve perder força ao tocar a costa nordeste de Cuba, mas ainda pode se manter como uma tempestade tropical enquanto se desloca para o norte do país na segunda-feira e avança pelas Bahamas na terça-feira. Expectativas indicam chuvas intensas, com volumes entre 13 a 25 centímetros, previstos para a região leste de Cuba até o final da terça-feira.
O governo das Bahamas já descontinuou alertas de tempestade tropical para as Ilhas Turks e Caicos, mas mantém avisos para o sudeste das Bahamas e as províncias cubanas de Holguín, Guantánamo e Las Tunas. O cenário destaca a vulnerabilidade da infraestrutura cubana em momentos de crise climática, exacerbada pela situação já crítica de energia elétrica no país.