O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que viajará à Flórida neste domingo (13) para inspecionar os danos causados pelo furacão Milton. O fenômeno, que deixou um rastro de destruição, resultou em pelo menos 16 mortes, graves inundações e milhares de pessoas sem energia. A Casa Branca divulgou que a agenda e os detalhes da visita do presidente às áreas afetadas serão compartilhados em breve.
O furacão Milton atingiu a costa da Flórida na noite de quarta-feira em Siesta Key, próximo a Sarasota, com ventos máximos sustentados de 205 km/h, classificando-se como um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson. Este é o segundo furacão a atingir a Flórida em um intervalo de quase duas semanas, sucedendo o furacão Helene, que, em 26 de setembro, impactou a região noroeste do estado como um furacão de categoria 4, causando devastação e mortes em seis estados do sudeste dos EUA.
Além das consequências humanas, os danos causados pelo furacão Milton podem custar mais de US$ 50 bilhões às seguradoras, destacando a gravidade da situação. A recuperação e a reconstrução das áreas afetadas estão em andamento, com a população enfrentando os desafios impostos pela força da natureza e suas consequências devastadoras.