A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) iniciou, neste sábado, 19 de outubro, o período de inscrições para o Edital Circuito Catarinense de Cultura. Este edital é o primeiro de uma série de seis que serão lançados em 2024, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As propostas podem ser enviadas até 10 de novembro, e estão disponíveis no site do edital. A presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin, destacou a importância da iniciativa para garantir que os recursos culturais cheguem a todas as regiões do estado, promovendo tanto a produção artística quanto a fruição cultural pela população.
O edital busca selecionar propostas nas áreas de festivais, eventos culturais, ações de qualificação e formação, e ações artísticas culturais. As áreas contempladas incluem arte, tecnologia, cultura digital, cultura popular, cultura de povos originários, música, teatro, patrimônio material e imaterial, entre outras. O total de recursos destinados ao edital é de R$ 22.220.000, que serão distribuídos entre 659 propostas. Os interessados devem ser trabalhadores da cultura, artistas, coletivos e instituições com atuação comprovada na área.
Para facilitar o entendimento do edital, a FCC disponibilizou um manual simplificado com informações essenciais, embora a leitura do edital completo seja fundamental para o conhecimento das regras. Além disso, no dia 24 de outubro, será realizada uma live para a leitura comentada do edital, permitindo que os proponentes enviem dúvidas durante a transmissão. Todas as informações e esclarecimentos devem ser solicitados exclusivamente pelo e-mail da FCC, respeitando o prazo estipulado.