A ministra delegada do Comércio Exterior da França, Sophie Primas, expressou preocupações durante sua visita ao Brasil sobre o não cumprimento das condições estabelecidas por Paris para a aprovação do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Ela ressaltou a importância de normas ambientais e de respeito a padrões que, segundo ela, não estão sendo atendidos atualmente. Primas destacou que a França continuará a pressionar por essas exigências nas discussões com os países latino-americanos.
O otimismo por parte do governo brasileiro em relação às negociações foi evidente, especialmente após uma reunião entre o vice-presidente brasileiro e o vice-presidente da Comissão Europeia. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços expressou a expectativa de que o acordo possa ser finalizado ainda este ano, em meio a um novo impulso nas conversas, com o apoio de nações como Alemanha e Espanha.
Recentemente, o primeiro-ministro espanhol também comentou que a União Europeia está próxima de um acordo com o bloco sul-americano, citando eventos importantes, como a cúpula do G20 e a cúpula do Mercosul, que devem ser aproveitados para avançar nas negociações. Assim, enquanto a França reafirma suas exigências, o cenário continua a evoluir, com esforços conjuntos para concretizar o acordo.