As equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outras pastas do Governo de São Paulo estão mobilizadas para atender ocorrências relacionadas às intensas chuvas que atingiram o estado na noite de sexta-feira (11). O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) está monitorando a situação em diversas regiões, especialmente na Grande São Paulo, Bauru, Marília, Sorocaba e Presidente Prudente. A ocorrência de desabamentos resultou em mortes, incluindo uma na capital, devido à queda de uma árvore em um condomínio, e outras em Diadema e Bauru.
Os fortes ventos, com rajadas de até 107,6 km/h, causaram aproximadamente 150 chamadas ao Corpo de Bombeiros para atender quedas de árvores. Além disso, a travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela está interrompida devido às condições adversas. A distribuição de água também foi prejudicada em várias regiões da Grande São Paulo, afetando locais como São Bernardo do Campo e Cotia, devido à falta de energia elétrica que impactou as estações de bombeamento.
Para este sábado (12), a previsão indica um dia nublado, com possibilidade de chuvas fracas no leste paulista, sem risco de eventos extremos como os registrados anteriormente. A população é orientada a usar a água de forma consciente e a acompanhar informações oficiais sobre a situação. As concessionárias de energia estão lidando com interrupções no fornecimento que afetam cerca de 1,6 milhão de clientes na capital.