A Enel informou que cerca de 250 mil clientes ainda estão sem energia na Região Metropolitana de São Paulo, na manhã desta terça-feira (15), após um forte temporal que atingiu o estado na noite da última sexta-feira (11). O evento climático extremo resultou na morte de sete pessoas, com a capital paulista e os municípios de Cotia, Taboão da Serra e São Bernardo do Campo sendo os mais afetados. A distribuidora está empenhada em restabelecer o fornecimento de energia, contando agora com uma equipe reforçada de aproximadamente 2,9 mil funcionários, após receber apoio de outras distribuidoras.
De acordo com o boletim mais recente, até a manhã de hoje, cerca de 1,8 milhão de clientes tiveram o fornecimento de energia restabelecido, mas ainda não há previsão para a normalização completa do serviço. O Governo Federal estabeleceu um prazo de três dias para a Enel restaurar a eletricidade na maior parte da Grande São Paulo, ressaltando a gravidade da situação e a necessidade de uma resposta rápida.
A Defesa Civil estadual reportou ventos de até 107,6 km/h na cidade de São Paulo, o que representa a ventania mais forte registrada desde o início das medições em 1995. A situação de emergência desencadeada pela tempestade tem gerado discussões sobre a infraestrutura da região e a preparação para eventos climáticos extremos, colocando a resposta das autoridades e das companhias de energia sob análise crítica.