Uma operação conjunta da Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Rodoviária da Polícia Militar resultou na apreensão de quase 800 quilos de cocaína no porto de Santos, nesta segunda-feira, 14. A droga foi encontrada escondida em meio a uma carga de 19 toneladas de café que estava prestes a ser embarcada para a Turquia. O peso bruto da substância, incluindo estrados e embalagens, foi estimado em 792,5 quilos, e uma perícia será realizada para determinar a pesagem exata do entorpecente.
A Receita Federal informou que essa ação faz parte de um esforço contínuo de fiscalização nos Recintos Especiais para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex), sob a jurisdição da Alfândega de Santos. As operações visam coibir o tráfico de drogas e garantir a integridade das exportações brasileiras, especialmente em um ponto estratégico como o porto de Santos, um dos mais movimentados do país.
Durante a operação, duas pessoas foram presas e agora enfrentam investigações relacionadas ao caso. A colaboração entre as diferentes agências de segurança demonstra um compromisso robusto em combater o tráfico de drogas, ressaltando a importância da vigilância nas atividades de comércio exterior e a luta contra o crime organizado no Brasil.