O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou sua atualização de outubro do relatório Perspectiva Econômica Mundial, revisando em baixa a previsão para a economia do Japão. A projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) japonês para 2024 foi reduzida de 0,7% para 0,3%. Essa alteração reflete interrupções temporárias no fornecimento e a perda de fatores que impulsionaram a atividade econômica em 2023, como o aumento do turismo.
Para 2025, no entanto, o FMI espera uma expansão ligeiramente mais alta, ajustando a previsão de crescimento de 1% para 1,1%. O crescimento será sustentado pelo aumento do consumo do setor privado, impulsionado pela melhora nos salários reais. A expectativa é que essas mudanças ajudem a estabilizar a economia japonesa em um cenário global desafiador.
Em contraste, o FMI elevou a estimativa de crescimento do PIB do Reino Unido para 2024, passando de 0,7% em julho para 1,1%. A projeção para 2025 permanece em 1,5%, com a expectativa de que a queda da inflação e das taxas de juros estimule a demanda na economia britânica, promovendo um ambiente econômico mais robusto.