A Fitch Ratings revisou a perspectiva do rating da Itália, passando de estável para positiva, ao manter a nota BBB para os títulos de longo prazo em moeda estrangeira. Essa decisão é atribuída ao desempenho fiscal mais robusto do país, além do comprometimento com as regras fiscais da União Europeia, que indicam uma possível diminuição dos riscos fiscais e financeiros no médio prazo, considerando os elevados níveis de dívida.
O otimismo da Fitch é reforçado por indicações de um crescimento econômico mais forte e um cenário político mais estável. A agência prevê uma expansão da economia italiana de 0,7% em 2024 e de 1,1% em 2025. Em resposta a uma arrecadação de receitas melhor do que o esperado neste ano, a projeção para o déficit fiscal foi ajustada para 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB), uma melhora em relação à previsão anterior de 4,7%. A recuperação das receitas está relacionada a um mercado de trabalho mais sólido e ao término do regime de crédito fiscal Superbonus.
Além disso, a Fitch prevê que o déficit fiscal continue a diminuir, projetando uma queda para 3,2% em 2025 e 2,7% em 2026. Em contraste, a S&P Global reafirmou o rating da Itália em BBB, mantendo a perspectiva estável, destacando a resiliência econômica do país diante de desafios fiscais.