O conselho da Fifa se reunirá na próxima quinta-feira (3) para discutir a possibilidade de sanções contra a Federação de Futebol de Israel, um pedido apresentado em março pela Associação Palestina de Futebol. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, já havia mencionado anteriormente que o assunto seria avaliado legalmente e que a decisão caberia ao conselho. Os palestinos alegam que Israel violou regulamentos da Fifa, o que justifica a solicitação de punições.
A federação palestina destaca que a infraestrutura de futebol em Gaza foi devastada, incluindo a destruição do histórico estádio Al-Yarmuk. Essa situação se agrava em meio a um contexto de conflitos militares na região, como as incursões em Gaza e a crescente tensão no Líbano e no Irã. Enquanto isso, a seleção israelense tem enfrentado dificuldades para jogar em casa, realizando suas partidas na Hungria.
Na próxima Data Fifa, a seleção israelense enfrentará a França em casa e jogará contra a Itália fora, no âmbito da Liga das Nações. As sanções propostas podem impactar significativamente a participação e a organização do futebol em Israel, além de refletir a complexa relação entre o esporte e as questões políticas na região.