A partir de agora, a Festa do Sairé, realizada em Alter do Chão, município de Santarém (PA), é oficialmente reconhecida como uma manifestação cultural brasileira pela Lei 14.997/24. A nova legislação, publicada no Diário Oficial da União em 16 de outubro de 2024, é resultado do Projeto de Lei 3009/15, de autoria do deputado José Priante. Essa comemoração, que ocorre anualmente em setembro, tem profundas raízes históricas e culturais, remontando ao século 17, quando se originou como um ritual indígena.
Com a intenção de facilitar a catequização indígena, a festa foi adaptada pelos jesuítas, incorporando elementos das culturas africanas e caboclas ao longo do tempo. O evento mescla aspectos religiosos, com procissões e atividades católicas, e um lado cultural, simbolizado pelo Festival dos Botos, que inclui uma disputa folclórica entre grupos que representam a lenda do boto, um golfinho amazônico que, segundo a tradição, se transforma em um jovem sedutor.
Hoje, a Festa do Sairé é um importante evento turístico e cultural do Pará, que contribui para a preservação da história e das tradições da região amazônica. Com a formalização do seu reconhecimento, espera-se que a festa ganhe ainda mais visibilidade e atraia um público crescente, celebrando a diversidade cultural e a riqueza das tradições locais.