A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lançou um projeto de extensão com o objetivo de incentivar a participação de meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Coordenado por uma equipe de pesquisadoras do Instituto Federal Goiano, o projeto irá envolver cerca de 110 estudantes de escolas públicas de Iporá, promovendo reflexões sobre a importância da presença feminina na ciência e desafiando a noção de que as áreas STEM são exclusivamente masculinas.
Selecionado pelo edital Meninas e Mulheres em STEM, o projeto receberá R$ 40 mil, com parte desse valor destinada ao pagamento de bolsas para alunas do ensino fundamental, médio e uma estudante de graduação em Química. Essas bolsas têm como intuito motivar as participantes a se verem como futuras cientistas e a seguirem uma carreira acadêmica nas áreas STEM, alinhando-se a iniciativas do Governo de Goiás para promover a equidade de gênero na ciência.
O projeto será desenvolvido em quatro etapas ao longo de dois anos, incluindo encontros em escolas parceiras e oficinas práticas de química e robótica, conduzidas por mulheres cientistas. A fase final consistirá em uma mostra cultural itinerante, que buscará popularizar a ciência e reforçar a visibilidade das mulheres nesses campos. Apesar do aumento da participação feminina na ciência, ainda há desafios significativos, como a sub-representação em áreas específicas, evidenciada por dados recentes que mostram que apenas uma minoria das pesquisadoras se destaca em STEM.