A Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, em São Paulo, informou que o município enfrenta uma escassez de vacinas contra a Covid-19, com o estoque se esgotando em 10 de outubro. As últimas doses recebidas foram em 12 de setembro, e não há previsão para a retomada das entregas. Essa situação é preocupante, especialmente diante do aumento dos casos de Covid-19 na região.
Até setembro, a cobertura vacinal em Bauru era bastante baixa, com apenas 5,79% das crianças menores de um ano vacinadas e 18,04% entre os idosos. A falta de vacinas pode impactar ainda mais esses índices de imunização, colocando em risco a saúde da população mais vulnerável. A Secretaria de Saúde atribui o atraso na entrega das vacinas a questões logísticas do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O Ministério da Saúde anunciou que 1,2 milhão de doses começaram a ser distribuídas a estados brasileiros, incluindo São Paulo, com entregas programadas até 25 de outubro. Apesar disso, a situação em Bauru permanece crítica até que as vacinas cheguem aos postos de saúde. A comunidade local está preocupada com a falta de imunização e o potencial crescimento dos casos da doença.