A Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, será palco da exposição “Merindilogun”, do artista Rafael Vaz, a partir de quinta-feira, 31 de outubro, às 19h. A abertura contará com uma mesa-redonda sobre o jogo de búzios, prevista para 5 de novembro, que reunirá sacerdotes da região, aprofundando o tema afro-brasileiro. A visitação é gratuita e a mostra ficará em cartaz até 1º de dezembro, na Sala Sebastião Barbosa.
A exposição é inspirada em itans da cultura Yorubá, que abrange as tradições dos povos da Nigéria e Benin. Com uma abordagem visual e espiritual, Rafael Vaz narra o mito da criação do jogo de búzios através de desenhos, pinturas e objetos que refletem a importância de Osún, a orixá da beleza, na iniciação ao culto dos Orixás. São cerca de 8 obras produzidas entre 2023 e 2024, que exploram diferentes linguagens artísticas e culturais.
Além das pinturas que retratam cenas e personagens da narrativa, a exposição inclui objetos sagrados como búzios e cabaças, que possuem significados profundos nos rituais. Os visitantes poderão também conhecer as representações dos 16 odús, que simbolizam os destinos que cada ser humano deve cumprir na Terra. Com funcionamento diário das 9h às 17h, a exposição promete uma rica imersão na cultura afro-brasileira.