Nesta quinta-feira, o mercado financeiro aguarda a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), a prévia oficial da inflação, que deverá mostrar uma aceleração em relação a agosto, especialmente com o aumento nos preços de energia elétrica e carnes. A elevação da tarifa de energia devido à bandeira vermelha 2 e as altas cotações do boi gordo devem impactar o indicador, enquanto passagens aéreas e ônibus urbano podem amenizar a pressão inflacionária.
Após o fechamento do mercado, a atenção se voltará para o balanço da mineradora Vale, que enfrenta previsões de queda no lucro. Enquanto isso, o cenário internacional inclui a expectativa por dados de pedidos de auxílio-desemprego e índices de gerentes de compras (PMI) nos EUA. O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, participará de conferências do G20, onde discutirá questões relacionadas à política monetária e o aumento gradual das taxas de juros.
No âmbito político, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defende a importância do fortalecimento do arcabouço fiscal, enquanto o Supremo Tribunal Federal está em fase de conclusão de um acordo para regularizar emendas parlamentares. Com a proximidade das eleições municipais em São Paulo, o atual prefeito mantém vantagem nas intenções de voto, enquanto a cidade enfrenta alerta para alagamentos devido a fortes chuvas. A Wilson Sons informou que não haverá oferta pública de aquisição pela gestora I Squared.