O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por exames médicos em Brasília na sexta-feira (25), e o boletim do Hospital Sírio-Libanês indica que seu estado de saúde é estável. Lula está apto a retomar sua rotina de trabalho, com uma nova avaliação agendada para daqui a cinco dias. A saúde do presidente foi afetada por uma queda que ocorreu no último sábado (19), quando ele se machucou e precisou receber cinco pontos na região da nuca.
Após a queda, exames de imagem revelaram uma pequena hemorragia no cérebro, levando a equipe médica a recomendar a suspensão de viagens longas como precaução. Por conta disso, Lula cancelou sua participação na Cúpula de Líderes do Brics na Rússia e também não irá a São Paulo para o segundo turno das eleições municipais, onde pretendia participar de eventos de campanha. O presidente deve votar em São Bernardo do Campo.
Lula está sob a supervisão contínua de sua equipe médica, composta pelo seu médico pessoal e pela médica da Presidência. O acompanhamento rigoroso visa garantir a recuperação completa do presidente, que continua a realizar suas atividades administrativas em Brasília.