O prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio, está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer um atentado na tarde de sexta-feira, 18. Segundo o boletim médico divulgado neste domingo, 20, seu estado de saúde é estável, ele está consciente e respirando sem a assistência de aparelhos. Aprígio foi ferido por disparos na clavícula esquerda e no ombro enquanto realizava uma visita a bairros afetados por chuvas intensas na região.
Após o ataque, o prefeito recebeu os primeiros atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento Akira Tada, em Taboão da Serra, antes de ser transferido para o hospital em São Paulo. A equipe médica que cuida dele inclui especialistas de diversas áreas, como cardiologia e neurologia, que estão monitorando seu progresso. O incidente ocorreu quando o veículo oficial de Aprígio foi alvo de tiros durante seu trajeto para uma coletiva de imprensa.
Além da sua condição médica, Aprígio está em campanha para a reeleição, enfrentando o candidato Engenheiro Daniel no segundo turno. No primeiro turno das eleições, Daniel obteve quase 49% dos votos válidos, enquanto o prefeito atual ficou em segundo lugar, com 25,93%. O contexto político e o incidente que ocorreu durante a campanha geram preocupações sobre a segurança e o ambiente eleitoral na região.