Até a tarde de segunda-feira, 19 escolas estaduais na capital paulista estavam sem energia elétrica, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação. Dentre essas, quatro unidades estão realizando aulas de forma remota, enquanto 15 escolas mantêm as atividades presenciais aproveitando a luz natural. As instituições afetadas já acionaram a concessionária responsável e aguardam a restauração do serviço.
A secretaria informou que, no total, 65 unidades escolares em todo o estado foram impactadas pelas chuvas, e o trabalho para a recuperação dessas escolas está em andamento. Oito dessas instituições estão com aulas suspensas, sendo uma localizada na capital. Apesar da situação, os alimentos perecíveis nas escolas afetadas estão sendo preservados.
A Secretaria Municipal de Educação da capital também comunicou que, em virtude do Dia do Professor, que ocorre nesta terça-feira (15), a maioria das unidades que sofreram com os efeitos das chuvas já havia programado uma emenda ao feriado escolar. Assim, o atendimento nas escolas não será prejudicado. Até as 11h de segunda-feira, 24 unidades já tinham a energia restabelecida, enquanto 48 relataram problemas em decorrência das fortes chuvas.