A Escola Municipal Ciléia Barreto, localizada no bairro Jardim Peró em Cabo Frio, suspendeu temporariamente as aulas na última sexta-feira (25) devido a relatos de mal-estar entre os alunos. Até o momento, sete crianças foram atendidas no Hospital Otime Cardoso dos Santos, com estados de saúde considerados estáveis. A Secretaria de Educação investiga a possibilidade de que a água consumida na escola esteja relacionada aos incidentes, e, como medida de precaução, as aulas continuarão suspensas até que os resultados dos testes sejam obtidos.
A prefeitura acionou a Prolagos, concessionária responsável pelo abastecimento de água no município, para realizar testes de potabilidade na água da escola. A empresa coletou amostras na manhã de sexta-feira e informou que todos os parâmetros de qualidade estavam dentro da normalidade até a chegada ao hidrômetro. Além disso, a Prolagos enfatizou que realiza um monitoramento contínuo da qualidade da água, com análises laboratoriais frequentes.
Em resposta às preocupações, a prefeitura também esclareceu que não há evidências de problemas relacionados à merenda escolar. A Prolagos ressaltou a importância de os usuários realizarem a limpeza de cisternas e caixas d’água a cada seis meses, além de mantê-las fechadas e protegidas, para garantir a qualidade da água tratada.