A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França tem 45 bailarinos participando da seletiva brasileira do Youth America Grand Prix (YAGP), que ocorre em Barueri, São Paulo, a partir desta segunda-feira (21). Esta competição, a maior do mundo em balé e que oferece bolsas de estudos, é uma oportunidade crucial para os jovens dançarinos, que se apresentam nas categorias pre-competitive, júnior e sênior. Os vencedores da etapa brasileira avançarão para a final mundial, programada para abril de 2025, em Tampa, Flórida.
Nos últimos dois anos, os alunos da EFG Basileu França conquistaram 33 prêmios internacionais em competições de renome, resultando em 22 bolsas e contratos com instituições de balé ao redor do mundo. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado, José Frederico Lyra Netto, atribui esse sucesso à política pública implementada pelo governo de Goiás, que visa promover a educação e o talento artístico dos jovens goianos. A EFG tem participado do YAGP desde 2005, exceto em 2020, devido à pandemia.
Durante o festival, que se estende até o final do evento, os alunos terão acesso a aulas, ensaios e audições, independentemente de estarem competindo por uma bolsa. A coordenadora de Dança da escola, Simone Malta, destaca que a revelação dos resultados ocorre apenas no último dia, permitindo que todos os participantes tenham a chance de se destacar. A EFG Basileu França é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás desde 2021 e continua a ser um importante pilar na formação de bailarinos em Goiás.