O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 terá suas provas realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, com um total de mais de 5 milhões de candidatos inscritos, o que representa um aumento de mais de 1 milhão em relação à edição anterior. Este crescimento é o maior desde 2014 e marca uma recuperação significativa após a queda de inscrições registrada em anos anteriores, atingindo seu menor patamar em 2021. As provas ocorrerão em mais de 10 mil locais de aplicação em 1.753 municípios.
Os candidatos devem estar atentos a diversos aspectos logísticos e regulamentares para o dia da prova. O cartão de confirmação de inscrição, que indicará o local da prova e outras informações importantes, estará disponível cerca de duas semanas antes do exame. É recomendado que os candidatos cheguem ao local com uma hora de antecedência e tragam documentos de identificação, canetas específicas e lanche, entre outros itens. No entanto, alguns objetos são proibidos, como celulares e dispositivos eletrônicos, que devem ser guardados antes da entrada na sala de aplicação.
Além da estrutura da prova, que contará com questões de linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza, a redação terá como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.” As notas do Enem poderão ser utilizadas para ingresso em universidades públicas e privadas, além de possibilitar acesso a programas de financiamento estudantil e bolsas de estudo. O resultado do exame será divulgado em 13 de janeiro de 2025, com o gabarito oficial sendo disponibilizado em 20 de novembro.