O presidente da Enel São Paulo, Guilherme Lencastre, anunciou que a capital e a região metropolitana de São Paulo conseguiram superar a crise no fornecimento de energia elétrica, após enfrentarem intensas chuvas e ventos fortes nos dias 11 e 12 de outubro. Durante coletiva de imprensa, Lencastre informou que todos os chamados de emergência relacionados às tempestades foram resolvidos, embora ainda haja 36 mil clientes sem energia, casos que surgiram após o dia 13 de outubro e não estão necessariamente ligados aos eventos climáticos anteriores.
Lencastre criticou a previsão do tempo no Brasil, apontando a falta de alertas adequados como um fator que dificultou a preparação das equipes para lidar com a situação. Ele enfatizou que as recentes condições climáticas foram as mais severas desde 1995, destacando a necessidade de investimentos para aumentar a resiliência da rede elétrica. A empresa está comprometida em melhorar a qualidade do serviço prestado à população.
Para o próximo final de semana, com novas tempestades previstas, a Enel manterá cerca de 2.500 funcionários em prontidão. Além disso, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para possíveis eventos climáticos entre sexta-feira e domingo, sinalizando a importância de se preparar para novos desafios relacionados ao fornecimento de energia na região.