A Enel anunciou que conseguiu restabelecer o fornecimento de energia elétrica para a maioria dos cerca de 3 milhões de clientes que ficaram sem luz na capital e na região metropolitana de São Paulo desde a última sexta-feira. A empresa informou que, atualmente, apenas oito imóveis ainda enfrentam interrupções, as quais foram reportadas no domingo. Essa regularização ocorreu seis dias após um apagão que afetou a maior metrópole da América Latina, gerando uma significativa crise no fornecimento de energia.
Apesar da recuperação, cerca de 60 mil clientes permanecem sem energia na área de cobertura da Enel, com causas que não estão relacionadas ao temporal que atingiu a região na semana anterior. A quantidade de incidentes reportados é duas vezes maior do que a média usual de 30 mil afetados por dia em circunstâncias normais. A concessionária atribui esse aumento ao backlog no atendimento, resultante da força-tarefa iniciada para lidar com os efeitos do apagão.
A Enel está otimista quanto à normalização total dos serviços, que deve ocorrer a partir de hoje. A companhia se comprometeu a manter a comunicação com o Ministério de Minas e Energia sobre a situação, visando assegurar a recuperação do fornecimento e a satisfação dos clientes afetados pela crise.