A Enel SP informou que até às 14h30 de hoje, 760 mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica na capital paulista e na região metropolitana, em decorrência de um intenso temporal ocorrido na última sexta-feira (11). O vento atingiu velocidades superiores a 100 km/h, causando consideráveis danos na rede elétrica. Apesar da situação desafiadora, a empresa conseguiu restabelecer o serviço para 1,3 milhão de consumidores e está mobilizando técnicos de outros estados, como Rio de Janeiro e Ceará, para auxiliar na recuperação.
Na capital, os bairros mais afetados incluem Jabaquara, Campo Limpo, Pedreira e Jardim São Luís, onde cerca de 496 mil residências estão sem energia. Na região metropolitana, os municípios de Cotia, São Bernardo do Campo e Taboão da Serra enfrentam os maiores desafios, com 62 mil, 47 mil e 44 mil clientes sem fornecimento, respectivamente. A Enel continua trabalhando para restaurar o serviço e minimizar o impacto sobre a população.
A companhia também anunciou uma reunião convocada pela Aneel com as distribuidoras que atuam no estado de São Paulo, o que indica um monitoramento mais rigoroso da situação. A expectativa é que, com o esforço conjunto das equipes e a colaboração de outras regiões, a normalização do fornecimento de energia ocorra rapidamente, restabelecendo a normalidade para os afetados pela tempestade.