Três grandes empresas americanas, Starbucks, Nike e Boeing, enfrentam desafios significativos sob a liderança de novos CEOs, que têm a missão de reverter resultados negativos e restaurar a reputação das marcas. A Starbucks, por exemplo, anunciou um terceiro trimestre consecutivo de queda nas vendas, com uma queda acentuada tanto nos Estados Unidos quanto na China. O novo CEO, Brian Niccol, que assumiu o cargo recentemente, planeja simplificar o cardápio e melhorar o atendimento ao cliente, reconhecendo que a empresa se afastou de seu foco principal.
A Nike também está lidando com um desempenho insatisfatório, com suas ações caindo aproximadamente 25% neste ano e uma redução de 10% na receita no último trimestre. O novo líder da Nike, Elliott Hill, começou sua gestão com a intenção de revitalizar a marca, garantindo uma extensão significativa de sua parceria com a NBA e a WNBA. Os problemas da Nike são atribuídos a erros estratégicos e à concorrência crescente de marcas emergentes.
Na Boeing, a situação é ainda mais complicada, com a empresa reportando um prejuízo histórico de US$ 6 bilhões no terceiro trimestre, além de uma greve que está drenando recursos financeiros significativos. O CEO Kelly Ortberg, que assumiu em um período crítico, terá o desafio de lidar com a reputação deteriorada da empresa após uma série de incidentes. Assim como suas concorrentes, a Boeing busca inspiração no passado para traçar um novo caminho para o futuro.