As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 já estão em andamento em diversos continentes, exceto na Europa, que se dedica à Liga das Nações da Uefa. Com a ampliação do torneio, passando de 32 para 48 seleções, a Europa terá 16 vagas, três a mais que em edições anteriores. O novo formato das Eliminatórias contará com 12 grupos, sendo cinco com quatro seleções e sete com cinco. As seleções que chegarem à fase semifinal da Liga das Nações serão alocadas nos grupos menores, influenciando diretamente na classificação.
Os grupos das Eliminatórias terão seus primeiros colocados classificados automaticamente para o Mundial, enquanto quatro vagas serão disputadas na repescagem. Nesta etapa, os segundos colocados das Eliminatórias se juntarão a quatro seleções que se destacaram na Liga das Nações, mas que não conseguiram a vaga direta para a Copa. Esse novo arranjo reflete a importância da Liga das Nações, que poderá afetar o desempenho das seleções no ranking da FIFA e, por consequência, na definição dos grupos.
As Eliminatórias na Europa estão programadas para começar em março de 2025, com a fase de grupos finalizando em novembro do mesmo ano. A repescagem ocorrerá em 2026, em conjunto com a repescagem intercontinental, que incluirá representantes de várias confederações. Atualmente, apenas os países-sede, Estados Unidos, Canadá e México, têm suas vagas garantidas na Copa do Mundo, enquanto seleções da América do Sul, Ásia e Oceania já se destacam como favoritas para as classificações precoces.