Neste domingo, 27 de outubro, mais de 33,9 milhões de brasileiros voltarão às urnas para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos em 51 cidades, incluindo 15 capitais. Os eleitores decidirão entre os dois candidatos mais votados na primeira fase da votação. São Paulo, com mais de 9,3 milhões de cidadãos aptos a votar, concentra a maior parte do eleitorado que participará desse segundo turno.
A votação ocorrerá das 8h às 17h, no horário de Brasília, com variações em alguns estados. Para votar, os eleitores devem apresentar um documento oficial com foto, sendo que o título de eleitor não é obrigatório, embora recomendado. É importante destacar que celulares e outros dispositivos eletrônicos não são permitidos nas cabines de votação, garantindo assim a privacidade do voto.
Além de normas sobre o que é permitido e o que não é, como a proibição de campanhas eleitorais no dia da votação, os eleitores que não compareceram ao primeiro turno têm a oportunidade de participar do segundo, desde que estejam regularizados com a Justiça Eleitoral. O acompanhamento dos resultados será feito em tempo real a partir das 17h, quando as seções eleitorais fecharem.