No próximo domingo, dia 27, mais de 33 milhões de cidadãos brasileiros voltarão às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos para os próximos quatro anos. Ao contrário do primeiro turno, não haverá votação para vereadores e apenas dois candidatos disputam cada cargo de chefe do Executivo municipal. A Constituição Federal estabelece que o segundo turno é realizado em municípios com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos na primeira etapa. Este ano, 51 cidades estarão envolvidas no segundo turno, após a anulação da candidatura em São João do Meriti, no Rio de Janeiro.
Os eleitores que já tiveram a biometria coletada podem utilizar o aplicativo e-Título como forma de identificação no dia da votação. Para aqueles que não possuem, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte ou habilitação. Mesmo os cidadãos que não votaram no primeiro turno poderão participar da votação. O processo eleitoral se inicia às 8h e vai até às 17h, com exceção de algumas cidades que têm horários diferentes.
A apuração dos votos ocorrerá em tempo real nas 51 cidades que realizarão o segundo turno. Informações sobre a votação, incluindo os horários e locais de votação, são disponibilizadas para facilitar a participação da população. A cobertura completa das eleições municipais pode ser acompanhada em diversas plataformas, oferecendo aos cidadãos atualizações constantes sobre o andamento do pleito.