Desde o século 18, os Estados Unidos têm experimentado uma alternância de poder entre os partidos Democrata e Republicano, que se consolidaram como as principais forças políticas do país. Atualmente, os EUA se preparam para eleger o 47º presidente, com a possibilidade de um ex-presidente retornar ao cargo ou a primeira mulher ocupar a presidência. A história política dos Estados Unidos mostra que, embora os democratas tenham tido mais presidentes ao longo dos anos, os republicanos lideraram a contagem desde 1897.
A trajetória dos presidentes revela que, até 2024, 19 republicanos e 16 democratas ocuparam a presidência, com uma ligeira diferença em termos de tempo no poder: 92 anos para os republicanos contra 96 para os democratas. Esse cenário é influenciado por vários fatores, incluindo o fato de que quatro presidentes republicanos morreram no cargo e um renunciou, enquanto os democratas mantiveram mandatos consecutivos significativos durante o século 20, com Franklin D. Roosevelt servindo por mais de uma década.
Por fim, a contagem de presidentes nos EUA é única devido ao caso de Grover Cleveland, que é considerado tanto o 22º quanto o 24º presidente por ter ocupado o cargo em mandatos não consecutivos. Se Donald Trump vencer as eleições de 2024, ele se tornará o segundo presidente a retornar após um intervalo, sendo contado oficialmente como o 45º e o 47º presidente dos Estados Unidos.