Neste domingo (27), durante o 2º turno das eleições municipais em 51 cidades brasileiras, três candidatos a prefeito foram conduzidos a delegacias para esclarecimentos, conforme relatado pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN). O relatório, que foi atualizado às 15h, não especifica as localizações das conduções, nem os nomes dos candidatos envolvidos, e não informa se a ação foi realizada pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal ou pelo Exército Brasileiro, que estão atuando na segurança do pleito.
Além das conduções de candidatos, o relatório aponta que 17 eleitores foram presos e 15 levados a delegacias, juntamente com um adolescente. Durante as operações, uma arma foi apreendida, e 70 materiais de campanha eleitoral foram confiscados. As forças de segurança também registraram 46 crimes eleitorais, incluindo 17 casos de boca de urna e 11 relacionados à propaganda eleitoral irregular. Além disso, houve cinco registros de compra de votos e outras cinco tentativas de violação do sigilo de voto.
As autoridades garantem que a eleição ocorre em um clima de tranquilidade, com mais de 23 mil militares atuando na segurança do processo eleitoral. No entanto, a situação em algumas regiões, como Alagoas, Amazonas, Ceará e Rio de Janeiro, continua a ser monitorada devido a situações flagranciais em análise pela Polícia Federal. O cenário evidencia a importância de um acompanhamento rigoroso durante as eleições para assegurar a integridade do processo democrático.