Neste domingo (27), Olinda e Paulista, municípios de Pernambuco, realizam o segundo turno das eleições municipais de 2024. Com um total de 535.509 eleitores aptos a votar, as duas cidades contam com 184 seções eleitorais e seis zonas. Para facilitar a locomoção dos eleitores, o transporte público, incluindo ônibus e metrô, será gratuito ao longo do dia. A votação ocorrerá das 8h às 17h, e é fundamental que os eleitores apresentem um documento de identificação com foto.
Na cidade de Olinda, a disputa é entre os candidatos que obtiveram 38,75% e 30,02% dos votos válidos no primeiro turno. Em Paulista, os concorrentes do segundo turno receberam 44,36% e 30,66% dos votos, respectivamente. Ambas as cidades têm um número significativo de eleitores, com Olinda sendo o terceiro maior colégio eleitoral do estado e Paulista o sexto. A expectativa é que os resultados sejam divulgados mais rapidamente do que no primeiro turno, que ocorreu em 6 de outubro.
O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco, Orson Lemos, orientou que a participação na votação deve ser feita com atenção às regras de segurança e conduta. É proibida a propaganda eleitoral coletiva durante a votação, e os eleitores são aconselhados a evitar aglomerações. O TRE implementará um esquema de segurança reforçado, que inclui o uso de drones para monitoramento, garantindo a integridade do processo eleitoral nas duas cidades.