A votação para a escolha dos chefes do Executivo em 52 cidades de 20 Estados brasileiros foi adiada para o segundo turno, uma vez que nenhum candidato conseguiu obter mais de 50% dos votos válidos na primeira votação, realizada no dia 6 deste mês. Assim, os eleitores terão nova oportunidade de votar no dia 27, seguindo os mesmos horários e regras do primeiro turno, com a votação acontecendo das 8h às 17h, unificada no horário de Brasília.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ressalta que o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos, enquanto para jovens de 16 a 18 anos e pessoas acima de 70, a participação é facultativa. Aqueles que completarem 18 anos entre os turnos devem votar obrigatoriamente no segundo turno. A ausência na votação por parte de eleitores que ainda não possuem título e que optaram por se registrar apenas após atingirem a maioridade penal não resultará em penalizações, uma vez que não há registro do título na Justiça Eleitoral.
No entanto, eleitores que já possuem o título e não comparecerem às urnas no segundo turno enfrentarão multas. O não pagamento da penalidade pode trazer restrições, como a impossibilidade de se inscrever em concursos públicos, tirar passaporte e renovar a matrícula em universidades públicas. O prazo para cadastro de novos eleitores se encerrará em 5 de novembro, e é imprescindível que os cidadãos tirem o título de eleitor até os 19 anos de idade.