Neste domingo, 27 de outubro, 51 municípios no Brasil realizarão o segundo turno das eleições. Os eleitores que não puderem comparecer ao seu local de votação devem justificar a ausência, que pode ser feita tanto pela internet, através do aplicativo e-Título, quanto presencialmente em cartórios eleitorais e postos de atendimento da Justiça Eleitoral. No estado de Santa Catarina, a justificativa pode ser apresentada no próprio dia das eleições, das 14h às 17h, mediante a apresentação de um documento de identificação com foto.
Caso o eleitor não consiga justificar sua ausência no dia da votação, terá um prazo de 60 dias para apresentar a justificativa, mas deverá fornecer documentação que comprove o motivo da falta. A justificativa pode ser feita pelo e-Título ou pelo site do Sistema Justifica. A análise das justificativas fica a cargo do juiz da zona eleitoral, e, se não forem aceitas, os eleitores poderão ter que pagar multa.
Os municípios que terão segundo turno neste domingo incluem cidades como Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo e Porto Alegre. Os eleitores são incentivados a verificar se seu município está na lista e a tomar as providências necessárias para garantir que sua participação no processo eleitoral seja validada, independentemente de sua localização no dia das eleições.