O e-Título, aplicativo que oferece a versão digital do título de eleitor, deve ser baixado ou atualizado até o dia 5 de outubro para o primeiro turno das eleições de 2024. O aplicativo não será emitido no dia da votação, e os eleitores precisam ter o cadastramento biométrico para usar o e-Título como substituto do título impresso ou outros documentos com foto. Caso não consigam acessar o aplicativo a tempo, os eleitores podem apresentar documentos alternativos, como RG, CNH ou passaporte, para validar seu voto.
Para utilizar o e-Título, os usuários devem baixá-lo gratuitamente em celulares Android ou iPhone. O processo de habilitação requer o fornecimento de informações pessoais, como nome e CPF, além da possibilidade de realizar uma verificação por selfie. O aplicativo também permite aos eleitores consultar seu local de votação, justificar ausências e emitir certidões relacionadas a débitos eleitorais, entre outras funcionalidades.
Os eleitores que não comparecerem às urnas devem justificar suas ausências em até 60 dias após a votação, podendo votar no segundo turno mesmo que tenham faltado ao primeiro. O e-Título é uma ferramenta prática que facilita o acesso às informações eleitorais, sendo uma opção válida para milhões de eleitores cadastrados no Brasil.