O aplicativo e-Título, gerido pela Justiça Eleitoral, deve ser baixado até sábado, dia 5 de outubro, para que os eleitores possam utilizá-lo no primeiro turno das eleições municipais, programadas para o dia 6. No dia da votação, o download do aplicativo será suspenso para evitar instabilidades, sendo retomado na segunda-feira, dia 7. O e-Título funciona como documento de identificação, possibilitando que os eleitores acessem informações sobre o local de votação e justifiquem ausências.
Para utilizar o título digital, os eleitores devem garantir que o aplicativo esteja atualizado, contendo biometria e foto. Caso contrário, será necessário apresentar um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou CNH. O aplicativo já conta com cerca de 75 milhões de downloads e mais de 46 milhões de contas cadastradas, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que mais da metade dessas contas não estão atualizadas e precisam passar pelo processo de atualização nas lojas de aplicativos.
Além de servir como título de eleitor, o e-Título permite que os cidadãos que não comparecerem às urnas justifiquem sua ausência, respeitando um prazo de 60 dias após cada turno para a justificativa. É importante destacar que, nas eleições municipais, não há possibilidade de voto em trânsito, o que exige atenção especial dos eleitores que estarão fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação.