Dois Lajeados, uma cidade gaúcha na Serra do Rio Grande do Sul, realizará um plebiscito no próximo domingo (6), permitindo que seus 3.190 eleitores se manifestem sobre a construção de um novo Centro Administrativo Municipal em uma área do Parque de Eventos João Pizzol. Após a rejeição de um projeto pelo Legislativo em abril de 2023, que visava autorizar a obra, os vereadores decidiram promover a consulta popular, considerando a importância de ouvir a opinião da comunidade sobre a questão. A votação se dará junto com as eleições para prefeito e vereadores, onde os eleitores responderão à pergunta se são a favor ou não da construção, utilizando os números 1 e 2 na urna.
A realização do plebiscito é uma das consequências de uma mudança na Constituição brasileira em 2021, que permite que cidadãos opinem sobre temas específicos de suas cidades durante as eleições municipais. Embora o plebiscito tenha caráter consultivo, a decisão final sobre a construção do novo centro administrativo caberá ao chefe do Executivo. Além de Dois Lajeados, outros quatro municípios brasileiros também participarão de consultas populares na mesma data, abordando questões variadas, como a alteração de bandeiras e nomes de cidades.
As consultas populares visam fortalecer a democracia local, permitindo que os cidadãos não apenas escolham seus representantes, mas também participem ativamente de decisões que impactam o cotidiano de suas comunidades. Em Dois Lajeados, o resultado da votação pode influenciar futuras decisões sobre a localização da nova sede administrativa, uma vez que a Prefeitura já considera a construção em um novo terreno no centro da cidade.