O Distrito Federal está enfrentando uma severa seca, alcançando 163 dias sem chuvas, igualando a pior seca já registrada em sua história, que ocorreu em 1963. A situação é preocupante, pois o tempo seco pode agravar problemas respiratórios e tem contribuído para um aumento significativo de queimadas na região, com cerca de 3 mil ocorrências apenas em setembro.
Recentemente, o DF também quebrou um recorde de temperatura, atingindo 36,8ºC na Estação Meteorológica de Águas Emendadas. Essa marca foi registrada na tarde de quinta-feira, 3 de outubro, superando o recorde anterior de 36,5ºC. Historicamente, o dia mais quente do DF foi em 9 de outubro de 2020, com 37,8°C.
Apesar do clima seco e das altas temperaturas, há previsões de chuvas para os próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica a possibilidade de pancadas fortes de chuva nas regiões de Ceilândia, Samambaia e Brazlândia na terça-feira, 8, e na quarta-feira, 9. Contudo, a probabilidade de chuva na quinta-feira, 10, é considerada menor.