O governo federal anunciou um conjunto de diretrizes destinadas a aumentar a segurança do transporte de animais em aviões comerciais no Brasil. Essa iniciativa surge em resposta à necessidade de melhorar as práticas de transporte e alinhá-las com padrões internacionais. Anualmente, cerca de 80 mil animais são transportados no Brasil, sendo que 8% deles viajam no porão das aeronaves. A proposta inclui a implementação de um sistema de rastreabilidade que permitirá o acompanhamento em tempo real dos animais durante o transporte, além de capacitação para as companhias aéreas.
Entre as medidas destacadas estão a oferta de suporte veterinário em aeroportos, que proporcionará assistência emergencial, e a criação de um canal de comunicação direta com os tutores, para esclarecer regras de transporte e oferecer atualizações sobre a situação do voo. O foco está na padronização das práticas de transporte, priorizando o bem-estar e a segurança dos animais ao longo de todo o trajeto, bem como na implementação de serviços de segurança para prevenir incidentes.
Essa ação do governo ocorre após o caso de um animal que faleceu durante o transporte aéreo, gerando preocupações sobre as condições de transporte e a responsabilidade das companhias. A intenção é evitar que situações semelhantes se repitam, promovendo um ambiente mais seguro para os animais e tranquilidade para seus tutores. Com o novo plano, espera-se estabelecer um compromisso mais robusto em relação à proteção e ao bem-estar dos animais durante o transporte aéreo no país.