Os proprietários de valores esquecidos em bancos e instituições financeiras têm até o dia 16 de outubro para realizar o saque, devendo utilizar exclusivamente o Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. De acordo com dados divulgados em agosto, uma grande parte dos beneficiários, cerca de 63,01% (aproximadamente 32,9 milhões de pessoas), possui valores abaixo de R$ 10, enquanto apenas 1,78% (931,8 mil pessoas) têm direito a mais de R$ 1 mil. As informações sobre os saldos a serem resgatados podem ser acessadas por pessoas físicas e jurídicas, assim como por herdeiros de falecidos.
Após a data final, os valores não reclamados serão transferidos para o Tesouro Nacional e poderão ser resgatados somente após a publicação de um novo edital pelo Ministério da Fazenda, que estabelecerá um novo prazo de 30 dias para reclamação. A necessidade de uma nova consulta e o processo de reoneração fiscal, sancionada em setembro de 2023, geraram a mudança na normativa sobre os recursos esquecidos, ampliando o controle do governo sobre esses montantes.
Para realizar a consulta e o saque, o correntista deve acessar o site do SVR e fornecer informações como CPF ou CNPJ. Aqueles que têm valores superiores a R$ 100 devem ativar a autenticação em dois fatores. O pagamento será realizado em até 12 dias úteis, utilizando a chave Pix do titular. Em caso de não haver chave cadastrada, o solicitante precisará contatar diretamente a instituição financeira para definir a forma de devolução.