O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma importante avaliação para milhões de estudantes no Brasil, com mais de 5 milhões de inscritos para a edição de 2023. A redação, considerada um elemento decisivo na nota final, possui critérios rigorosos de avaliação, que incluem domínio da escrita formal, desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo, organização de argumentos, coesão textual e a proposta de intervenções que respeitem os direitos humanos. A pontuação na redação é fundamental, pois pode servir como critério de desempate em processos seletivos para universidades.
Para ajudar os candidatos a se prepararem para a redação, foram disponibilizados 100 exemplos de textos que receberam nota máxima nas últimas edições do exame. As redações são transcrições exatas dos textos apresentados pelos alunos, refletindo não apenas o conteúdo, mas também a forma como esses estudantes abordaram os temas propostos. Nos últimos anos, os temas da redação abordaram questões relevantes como a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres, a valorização de comunidades tradicionais e a persistência da violência contra a mulher, entre outros.
As datas de aplicação do Enem 2023 estão programadas para os dias 5 e 12 de novembro, com provas divididas em diferentes áreas de conhecimento. O cronograma inclui horários de abertura e fechamento dos portões, além do início e término das provas. Com uma preparação adequada e conhecimento dos critérios de avaliação, os candidatos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades de escrita e alcançar a tão sonhada nota mil na redação.