As ações da Hyundai caíram 7,2% em seu primeiro dia de negociação em Mumbai, após a realização da maior oferta pública inicial (IPO) da história da Índia, que obteve uma resposta morna dos investidores de varejo. O preço das ações foi fixado em 1.960 rúpias, mas terminou o dia a 1.819,60 rúpias, evidenciando um interesse limitado, especialmente entre os investidores individuais, que compraram apenas cerca de metade da quantidade destinada a eles. Embora a IPO tenha sido superalocada devido à forte participação de instituições, a falta de apelo entre os investidores de varejo reflete preocupações em relação ao desempenho da indústria automotiva no país.
Analistas apontaram que a resposta fraca dos investidores pode ser atribuída ao fato de a Hyundai Motor deter todo o produto da oferta, além de uma demanda esfriada no setor automotivo indiano. Apesar de a Hyundai ter uma posição consolidada na Índia, desafios como a ausência de grandes lançamentos nos próximos meses e pagamentos elevados à matriz podem limitar seu crescimento no curto prazo. Algumas recomendações, como a classificação de “reduzir” da Emkay Global, contrastam com a perspectiva otimista de outros analistas que veem potencial de valorização a longo prazo, como demonstrado pela classificação de “comprar” da Nomura.
Em um cenário mais amplo, a IPO da Hyundai se destaca em um momento em que o mercado indiano está em alta, com novas listagens geralmente apresentando um bom desempenho. No entanto, grandes IPOs frequentemente enfrentam dificuldades em seus primeiros dias de negociação, refletindo uma tendência histórica. Com os recursos levantados pelas IPOs indianas superando os 12 bilhões de dólares neste ano, o mercado continua a atrair atenção, mesmo diante de desafios setoriais e de avaliação.