Recentes escavações na obra da Estação 14 Bis-Saracura, parte da futura Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, resultaram na descoberta de mais de 40 mil objetos, incluindo fios de contas, conchas e uma imagem possivelmente representativa de uma divindade das religiões de matriz africana. As descobertas, datadas possivelmente do final do século XIX, foram feitas em 25 de setembro de 2024, e sugerem a presença de um templo afro-religioso na região antes da urbanização.
Historiadores e pesquisadores afirmam que a materialidade desses achados oferece uma nova perspectiva sobre a vivência de populações negras, permitindo uma compreensão mais ampla que vai além da narrativa da escravização. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está estudando os artefatos para garantir sua correta identificação e preservação, em consonância com as normas de conservação do patrimônio cultural brasileiro.
Apesar dos avanços em outras estações da Linha 6, a Estação 14 Bis apresenta um atraso significativo nas obras, com menos de 10% de conclusão. As autoridades têm sido questionadas sobre a situação da obra, especialmente em relação à preservação do sítio arqueológico, que tem atraído a atenção de movimentos sociais e da comunidade local.