A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, destacou que, apesar da redução da inflação global, não há motivos para comemorações nas reuniões anuais do FMI em Washington DC. Ela enfatizou que os níveis de preços, que aumentaram durante a pandemia, devem ser considerados permanentes, gerando preocupações e frustrações entre as famílias.
Georgieva também apontou para um ambiente geopolítico desafiador, com tensões no Oriente Médio que podem desestabilizar tanto economias regionais quanto os mercados globais de petróleo e gás. Essa incerteza contribui para um cenário econômico ainda mais complexo e volátil, que requer atenção e análise cuidadosa por parte dos líderes globais.
Além disso, as previsões do FMI indicam um futuro complicado, caracterizado por baixo crescimento e alta dívida. A expansão econômica esperada não será suficiente para erradicar a pobreza ou garantir receitas fiscais adequadas, dificultando o cumprimento de necessidades de investimento essenciais, como a transição para uma economia mais verde.