A busca por crédito no Brasil apresentou uma queda de 5% em agosto de 2024 em comparação ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). O único setor a mostrar crescimento foi o de serviços, com uma alta de 2%. Em contrapartida, os setores de varejo e financeiro enfrentaram quedas significativas de 11% e 3%, respectivamente. Esse desempenho abaixo do esperado no varejo tem gerado um forte sentimento de receio entre os consumidores, que tradicionalmente são mais influentes nesse índice.
Os dados revelam que todas as categorias do varejo registraram queda em relação a agosto de 2023. As maiores retrações foram observadas no vestuário, com uma queda de 52%, seguido por EletroMóveis (-21%), Lojas de Departamento (-15%), Outros (-7%) e Supermercado (-3%). A situação foi ainda mais desafiadora devido às expectativas de aumento nas taxas de juros, que impactam diretamente o desempenho do setor varejista.
Apesar da queda anual, em comparação com julho de 2024, o INDC registrou um crescimento de 6 pontos percentuais, impulsionado pelo setor financeiro, que teve um aumento de 19 pontos percentuais. O varejo, por sua vez, apresentou uma recuperação mensal, com um crescimento de 12%, exceto pela categoria de vestuário, que ainda enfrentou uma queda de 10%. As Lojas de Departamento tiveram o melhor desempenho, com um crescimento de 33%, seguidas por Supermercado (+11%) e Eletromóveis (+8%).