A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre a previsão de fortes pancadas de chuva e rajadas de vento entre sexta-feira (18) e domingo (20). As condições climáticas esperadas são semelhantes às que causaram um apagão na região metropolitana na semana anterior. A chegada de uma frente fria deve trazer temporais com raios em diversas regiões, com destaque para cidades como Araçatuba, Bauru e Campinas, onde a expectativa é de cerca de 200 mm de chuva. Na região metropolitana, a precipitação deve ser de 95 mm, enquanto a Baixada Santista e o Vale do Paraíba devem registrar até 100 mm.
O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, alertou para a importância da conscientização da população quanto aos riscos das chuvas e ventos fortes, recomendando que evitem áreas abertas e busquem abrigo seguro. Em resposta à previsão de novas chuvas, o prefeito Ricardo Nunes anunciou que foram reservados geradores e que 300 funcionários da Defesa Civil estarão de plantão, além de 2.000 funcionários da prefeitura envolvidos na zeladoria da cidade.
A Enel também está reforçando seu Plano Emergencial de Atendimento, mobilizando equipes adicionais e aumentando a capacidade de atendimento do call center. O temporal da semana passada causou a morte de uma pessoa e deixou outras duas em estado grave, com rajadas de vento de até 108 km/h registradas na zona sul da capital. Embora a crise relacionada ao apagão tenha sido anunciada como encerrada pela Enel, ainda há 36 mil imóveis sem energia elétrica na região.